Urologista também é médico de mulher

Muita gente ainda acredita que o urologista é um médico que cuida apenas da saúde do homem. Mas isso não corresponde a realidade. Isso porque o urologista não cuida apenas do aparelho genital masculino, mas de todo problema ou doença do sistema urinário (que envolve rins, bexiga, uretra e ureteres), em homens e mulheres, adultos ou crianças.

Mas, aos poucos, essa falsa crença tem mudado. Atualmente, cerca de 30% a 35% das consultas nos urologistas são feitas por mulheres. Isso porque muitas mulheres só recorrem ao urologista quando já apresentam algum problema e, principalmente, após serem indicadas por um médico de outra especialidade.

Os homens costumam buscar o especialista para fazer um check-up urológico, mas esse é um hábito ainda pouco comum para as mulheres. Os homens realizam esse check-up também por causa da próstata e de doenças sexuais. Para as mulheres, ainda não existe a cultura de realizar visitas regulares ao urologista.

Doenças urinárias atingem homens e mulheres

Os problemas de vias urinárias atingem homens e mulheres. Assim sendo, o urologista é o especialista capacitado para tratar problemas como incontinência urinária, cálculos renais, tumores nos rins ou na bexiga, infecção urinária, dentre outros problemas do trato urinário.

No caso da incontinência urinária, há um número grande de mulheres que sofrem do problema. Segundo estimativas, a proporção é de mulheres com o problema é de nove para um, em relação aos homens. O problema atinge ainda 40% das grávidas e 35% das mulheres que estão no período da pós-menopausa.

É importante lembrar que os problemas envolvendo o sistema urinário podem atingir tanto os homens, quanto às mulheres. Porém, enquanto os homens devem procurar o urologista para cuidar tanto do sistema urinário quanto dos órgãos genitais, as mulheres recorrem ao especialista apenas para os problemas urinários, ficando com o ginecologista a função de cuidar de seus órgãos genitais.

Principais problemas

Mas quais são os principais problemas que levam as mulheres ao urologista? Litíase, incontinência urinária e infecção urinária são os principais motivos de consultas das mulheres ao especialista.

Compartilhe essa postagem!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Procurando atendimento urológico em Salvador?

Conheça a clínica de urologia referência em Salvador, Bahia.