A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) é um procedimento não invasivo utilizado na fragmentação de cálculos renais e uretrais. Os fragmentos dos cálculos resultantes do procedimento são eliminados posteriormente pelo organismo, durante a micção.
A taxa de sucesso do procedimento é bastante alta, com números que chegam a 74% de eliminação dos cálculos renais e 88% dos cálculos do ureter. Assim, você diminui os riscos e evita a necessidade da cirurgia.
O procedimento é realizado por um aparelho, que aplica ondas de choque sobre os cálculos, através de sistemas eletro-hidráulico, piezo-elétrico ou eletromagnético. Essas ondas propagam-se pela pele, penetrando no corpo do paciente sem qualquer dano aos tecidos.
Ao atingir os cálculos, as ondas de choque vão fragmentá-los e o corpo vai, naturalmente, expulsar esses fragmentos através da urina.
A duração do procedimento é de 30 a 60 minutos, sem necessidade de anestesia. Os pacientes recebem uma medicação apenas para tornar o procedimento mais confortável.
Toque no botão e agende uma consulta agora mesmo!
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1992. Realizou residência em Cirurgia Geral e em Urologia, ambas na Universidade de Campinas (UNICAMP).
É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, FELLOW da Universidade de Stanford (Estados Unidos). Em Salvador, atua na equipe de Urologia do Hospital Aliança, além de ser membro da Clínica de Infertilidade (CENAFERT).
Atualmente, o doutor é diretor médico na Clínica de Urologia Dr. João Ricardo em Salvador, onde atua em sua especialidade.
Toque no botão e agende uma consulta agora mesmo!