As dificuldades sexuais abalam o emocional dos homens e podem provocar problemas como ansiedade, depressão, frustração e sensação de incapacidade. Ainda que elas apareçam de forma mais comum em homens com maiores de 40 anos, pessoas de qualquer idade podem experimentar problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce ou alterações na libido.
A boa notícia é que essas disfunções sexuais possuem tratamento. Cada vez mais esses assuntos têm deixado de ser tabu e a informação tem chegado até homens que enfrentam problemas de disfunção sexual.
Segunda maior causa da busca dos homens ao urologista, a disfunção erétil é conceituada como um déficit na ereção, que pode ser muito leve a ponto de ainda permitir a relação sexual, mesmo que com certa dificuldade, ou até mesmo uma disfunção erétil completa, onde a atividade sexual é impossível. Os principais fatores que levam à dificuldade de ereção são:
Algumas opções de tratamento incluem:
A ejaculação precoce é um problema que costuma tirar o sono de muitos homens em idade sexual ativa. Podemos dizer que ela ocorre pouco após a penetração e, em alguns casos, até mesmo antes dela – ambos sem qualquer controle do homem.
De acordo com a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, o distúrbio só é diagnosticado caso o acontecimento se repita em pelo menos 75% das relações sexuais e num ritmo recorrente. Quando essas falhas são esporádicas, podem estar relacionadas com o estresse ou questões momentâneas, sem a necessidade de um tratamento específico.
A ansiedade é a principal causa do distúrbio. Ainda não há teorias comprovadas sobre as causas orgânicas da ejaculação precoce.
O tratamento pode ser feito a partir de:
O principal hormônio masculino é a testosterona. A sua função está relacionada com a libido do homem, assim como na sensação de bem-estar, na manutenção da massa muscular e óssea e na formação dos glóbulos vermelhos.
Apesar de não enfrentar uma queda hormonal tão grande quanto às mulheres, as taxas de testosteronas podem ficar reduzidas após os 45 anos e isso pode impactar em sua libido.
A boa notícia é que existe o Tratamento de Reposição Hormonal para homens.
A reposição hormonal é recomendada quando a testosterona apresenta níveis abaixo da normalidade, ou seja, taxa abaixo de 350 ng/dL. Essa dosagem é encontrada a partir de um exame laboratorial de sangue. Alguns sinais de queda hormonal são:
Recupere a sua saúde sexual e ganhe mais qualidade de vida. As disfunções sexuais possuem tratamento. Agende uma consulta comigo.
Toque no botão e agende uma consulta agora mesmo!
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1992. Realizou residência em Cirurgia Geral e em Urologia, ambas na Universidade de Campinas (UNICAMP).
É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, FELLOW da Universidade de Stanford (Estados Unidos). Em Salvador, atua na equipe de Urologia do Hospital Aliança, além de ser membro da Clínica de Infertilidade (CENAFERT).
Atualmente, o doutor é diretor médico na Clínica de Urologia Dr. João Ricardo em Salvador, onde atua em sua especialidade.
Toque no botão e agende uma consulta agora mesmo!