Sangue no esperma: devo me preocupar?

Imagina você encontrar sangue em seu esperma? Provavelmente você vai tomar um grande susto e imaginar que esse é o sinal de um problema muito grave, não é mesmo? Apesar de assustador, essa não é uma situação tão preocupante como se imagina.

Na maioria das vezes, a hematospermia, ou sangue no esperma, surge em decorrência de causas infecciosas diversas e está associada a uma condição benigna ou auto-limitante, principalmente quando ocorre em pacientes mais jovens.

No caso de pacientes acima dos 40 anos e daqueles considerados como situação de alto risco, é necessária uma avaliação completa. Nesse exame detalhado é feita a medição da pressão arterial.

Causas

  • Biópsia da próstata;
  • Malformações vasculares;
  • Doenças sistêmicas que aumentam as chances de sangramento;
  • Uso de anticoagulantes.

Investigação detalhada

A hematospermia não é bem uma doença, mas geralmente serve como um sintoma que aponta para outras doenças. Ou seja, a partir da presença dela como um sinal, o urologista pode direcionar suas investigações para descobrir o problema do paciente.

Assim, caso o episódio de sangue no sêmen aconteça é necessário procurar um especialista para averiguar o que pode ter causado o problema.

Compartilhe essa postagem!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Procurando atendimento urológico em Salvador?

Conheça a clínica de urologia referência em Salvador, Bahia.