Existe relação entre o HPV e surgimento de câncer em homens?

O HPV não é mais uma doença desconhecida. Muito tem se falado sobre ele, principalmente quando relacionado com o câncer de colo do útero. A verdade é que o HPV (papiloma vírus humano) é responsável por uma variedade de problemas em nosso corpo. Por exemplo, ele pode instalar-se nas cordas vocais e provocar o aparecimento de papilomas.

Porém, a doença mais importante que esse vírus causa é as infecções genitais. Isso porque a sua principal forma de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas. Nos homens, a identificação da doença é mais fácil, devido a anatomia do seu órgão sexual ser mais externa. Já nas mulheres, a maior parte dos casos é diagnosticada apenas por meio de exames especializados, e por isso a maior parte das complicações ocorre com o sexo feminino, dentre eles o surgimento do câncer do colo do útero.

Fique atento aos sintomas:

Em muitos casos, a infecção causada pelo HPV é assintomática. Porém, há casos em que ela provoca o aparecimento de verrugas com aspecto semelhante ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.

Quando essas verrugas são discretas, elas só podem ser percebidas por exames específicos.

Outros tipos de câncer

É sempre importante lembrar que, em alguns casos, as infecções por HPV também podem causar a formação de um tumor maligno. Isso acontece quando as células infectadas pelo vírus perdem seus controles naturais sobre a sua multiplicação, invadindo tecidos vizinhos.

Além do câncer de colo de útero – a consequência mais conhecida atualmente – ele também pode contribuir para o surgimento de lesões precursoras, que se não forem tratadas a tempo podem progredir para o câncer de vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

No caso dos homens, a relação da infecção com o câncer de pênis é menos frequente, mas o câncer de ânus é atualmente quase tão comum em homens quanto é em mulheres, quando há a prática do sexo anal. Nos homens, as verrugas genitais podem ocorrer ao redor do ânus e no pênis.

Recomendações sobre o HPV:

• As práticas de sexo devem ser feitas sempre o uso do preservativo, incluindo o sexo oral. Afinal, a principal forma de contágio é a partir das relações sexuais desprotegidas.
  • O seu teste para HPV deu positivo? Informe ao seu parceiro ou parceira o resultado, para que ele tenha a oportunidade de fazer o seu próprio teste e dar início ao tratamento.
  • O parto normal deve ser evitado em gestantes portadoras do HPV com lesões em atividade.