Um dos motivos que levam muitos homens a buscar um urologista é a infertilidade masculina. Ela pode ser constatada após um período de 06 meses de tentativas de gravidez mal sucedidas, sem qualquer uso de métodos contraceptivos. Atualmente, a estimativa é de que o problema atinja entre 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva.
A infertilidade pode estar relacionada ao homem, à mulher ou, em casos mais raros, aos dois. Porém, em 30% dos casos em que a gravidez não acontece por questão de infertilidade, o homem é o único responsável pela infertilidade. Em outros 20%, a gravidez é impedida devido a causas femininas associadas às masculinas.
Nesses casos, um dos exames usados para determinar a fertilidade do homem é o espermograma. Esse é um exame não invasivo, que vai ajudar a avaliar a qualidade do sêmen, além de informar questões relacionadas à fertilidade masculina. Também é indicado para homens que fizeram vasectomia e precisam confirmar se o procedimento foi eficaz.
Indicação do exame
O urologista pode solicitar o exame para avaliação reprodutiva masculina. Dentre os itens analisados pelo espermograma, podemos citar:
- Quantidade e qualidade dos espermatozoides, com base no volume das células presentes no sêmen;
- Concentração de espermatozoides;
- Morfologia (tamanho e formato), motilidade (movimento) e vitalidade dos espermatozoides.
Coleta e instruções
O exame do espermograma é feito em uma sala privada, onde a coleta do líquido seminal é feita a partir da masturbação. Porém, é necessário que o homem esteja em abstinência sexual por um intervalo de no mínimo três dias e no máximo de cinco dias.
Após a coleta do material, a amostra é armazenada em um recipiente esterilizado, fornecido na clínica onde o exame é feito. O material, então, é mandado para análise laboratorial.
Comprovação de fertilidade
Um único exame de espermograma não é suficiente para determinar a fertilidade do homem. Como ele é um exame variável, o ideal é que sejam obtidas duas análises de sêmen, antes que o urologista dê um parecer sobre a condição do paciente.
Porém, é necessário ter cautela com o espermograma, principalmente quando o intuito for diagnosticar a infertilidade masculina. Isso porque pacientes com parâmetros seminais fora do intervalo de referência definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) podem conseguir engravidar suas parceiras.