Epididimite é uma DST: saiba como se prevenir

A epididimite é o nome dado a uma inflamação do epidídimo. Ela pode atingir homens de todas as idades. O que muita gente não sabe é que uma das maneiras de contrair a inflamação é por meio de uma relação sexual sem preservativo.

Para quem não sabe o que é o epidídimo – É um órgão adjacente aos testículos por onde passa as células reprodutoras tendo como finalidade o término da maturação dos espermatozoides. Vamos conhecer mais sobre a doença.

Causas

A epididimite é uma condição causada mais frequentemente por uma infecção bacteriana. Dentre as principais causas estão: infecção do trato urinário, relações sexuais desprotegidas, uretrite, prostatite e tuberculose. Outras causas incluem ainda infecções virais (como a caxumba), anomalias genitais.

Como apenas os homens possuem o epidídimo, esta é uma doença exclusivamente masculina. Dentre os fatores de risco podemos citar: doenças que afetam o sistema imunológico, homens após o início da sua atividade sexual, hiperplasia prostática, uso de cateter uretral, estreitamento da uretra e anormalidades de nascimento no trato geniturinário.

Há os casos em que a doença é considerada crônica, geralmente quando ela ocorre com frequência.

• Dor ou caroço no testículo afetado
  • Vermelhidão repentina ou inchaço no saco escrotal

Em busca do tratamento

O primeiro passo para o diagnóstico da epididimite é um exame físico, onde será verificado o aumento dos gânglios linfáticos da virilha e o inchaço no testículo. O urologista pode solicitar ainda exames como:

• Urina (detectar presença de bactérias)
  • Ultrassonografia (fazer o exame do escroto)
  • Leucograma

Uma vez feito o diagnóstico da doença, é chegado o momento do tratamento, que é feito por meio de antibióticos. Os sintomas podem perdurar por poucos dias após o início do tratamento. Nesse período, o urologista pode recomendar descanso, medicamentos para dor ou suportes atléticos para a região.

A cirurgia só é indicada em casos de epididimite crônica bastante sintomática.