Quantas vezes você já foi ao urologista este ano? Será que você sabe mesmo quando devemos procurar este profissional? Esse é um ramo muito importante da Medicina e como membro da Sociedade Brasileira de Urologia, acho de extrema importância que as pessoas conheçam mais sobre a área, para que possam procurar o médico de maneira mais assertiva.
O urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e as patologias sexuais e reprodutivas do gênero masculino. Ou seja, como já disse anteriormente aqui no blog, as mulheres também precisam se consultar com o urologista.
Para se tornar um urologista, o profissional precisa ter formação médica, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. Não é uma jornada fácil. São mais de dez anos de estudo para estar pronto a cuidar clinica e cirurgicamente dos problemas que competem ao urologista.
Atuação do urologista
A atuação do médico urologista inclui o diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de ambos os sexos. Ele é o profissional também responsável por realizar diagnóstico e tratamento relacionados às adrenais (ou glândulas suprarrenais).
Os homens devem procurar o urologista também para cuidar do seu sistema reprodutor, que inclui a próstata, testículos, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimo. Isso inclui cuidados desde questões como fertilidade até o tratamento de DST (Doença Sexualmente Transmissível).
Alguns dos ramos que o urologista pode atuar são:
- Andrologia: cuidado especificamente com o sistema reprodutor masculino, incluindo sua função sexual e os hormônios envolvidos.
- Urologia feminina: especialidade em cuidar do trato urinário de mulheres.
- Urologia pediátrica: especialidade em cuidar do trato urinário em crianças.
- Uroneurologia: cuidado especial em casos de doenças urinárias, consequentes de distúrbios neurológicos.
- Uro-oncologia: diagnóstico e tratamento de tumores urológicos.
Diferença entre Urologista e Nefrologista
O nefrologista é uma especialização da medicina que, em alguns momentos, pode gerar confusão com a função da urologia. Ele cuida de patologias do parênquima renal. Ele atua em clínicas de hemodiálise e trabalha em parceria com o urologista em casos de transplante renal, ficando responsável pelo acompanhamento clínico dos pacientes.
Diferente do nefrologista, o urologista é o cirurgião do aparelho urinário masculino e feminino e do aparelho reprodutor masculino, também ficando responsável pelo tratamento de doenças clínicas nesses orgãos.