Conheça as principais doenças da próstata

A próstata é uma glândula que tem o tamanho aproximado de até 25gr. Ela é responsável pela produção do líquido espermático, que contém os nutrientes necessários para os espermatozoides e que possibilitam que eles cheguem até o óvulo.

Essa glândula está localizada próxima à bexiga. A uretra é um canal que leva a urina da bexiga para o meio exterior e atravessa a próstata durante o seu percurso. Como são estruturas muito próximas, os problemas que afetam a próstata acabam repercutindo na bexiga e na uretra.

São três os principais problemas que afetam a próstata: a prostatite, o câncer de próstata (tumor maligno) e a hiperplasia prostática (tumor benigno), que é conhecida mais popularmente pela sigla HPB.

Um pouco sobre a próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela é a responsável pela formação do esperma, juntando a secreção da vesícula seminal e do testículo.

É na puberdade que há o crescimento e desenvolvimento da próstata, graças à ação e influência da testosterona (hormônio masculino). Ela atinge o seu tamanho normal – entre 15 e 25 gramas – no adulto jovem.

Com o tempo, essa mesma próstata continua crescendo, o que pode gerar problemas que comprometem a qualidade de vida e o bem-estar de homens em idade mais avançada.

Principais doenças da próstata

  1. Prostatite

– É um processo de inflamação da próstata. Sua forma mais comum é a crônica. É uma doença que pode ser assintomática, assim como pode ser acompanhada de sintomas, como: dificuldade miccional, dor perineal e queda do estado geral.

A causa dessa doença está frequentemente ligada a casos de uretrites (inflamações da uretra), uma vez que as duas estruturas estão localizadas muito próximas. O tratamento costuma ser feito com o uso de antibióticos. Deve-se evitar a manipulação uretral, assim como as sondagens vesicais e o exame de toque retal quando há um quadro da prostatite.

O exame mais adequado para a confirmação do diagnóstico é proveniente de secreções prostática obtida por massagem da próstata.

  • Câncer de próstata

– O câncer de próstata é a doença masculina com maior visibilidade midiática. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o número de novos casos da doença no Brasil foi de pouco mais de 68.220 no ano passado. As chances de cura hoje em dia ficam em torno de 90%, principalmente quando o câncer é diagnosticado mais cedo.

É importante lembrar que o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa em sua fase inicial. Já na fase mais avançada, ele pode provocar dor óssea, sintomas urinários e até mesmo infecção generalizada ou insuficiência renal.

O diagnóstico é feito por meio da combinação de dois exames: a dosagem de PSA e o toque retal. A biópsia é a única forma de confirmação do câncer e é feita com amostras de tecido da glândula. Outros exames de imagem também podem ser solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea.

O tratamento da doença pode ocorrer com cirurgia, radioterapia ou mesmo a terapia hormonal, a depender do tipo da doença.

  • Hiperplasia prostática benigna (HPB)

– É muito mais frequente do que o câncer de próstata, principalmente em homens acima dos 60 anos. Ela é caracterizada pelo aumento da próstata e se concentra apenas no local, não ocorrendo metástases. Ela passa a ser perigosa quando dificulta a passagem da urina, nos casos em que há obstrução da uretra.

Os principais sintomas da HPB incluem a noctúria, aumento da frequência urinária, diminuição da força do jato urinário, demora para iniciar a micção e sensação de urgência para urinar.

Os tratamentos podem ocorrer de duas maneiras: medicamentos ou cirúrgicos. No primeiro caso, os medicamentos melhoram os sintomas que a obstrução produz na uretra. Eles atuam de maneira imediata na redução dos sintomas, mas não interferem na evolução da doença. 

A cirurgia da HPB apenas é recomendada quando o tratamento clínico não tem resultado ou nos casos em que há uma obstrução muito intensa.

Compartilhe essa postagem!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Procurando atendimento urológico em Salvador?

Conheça a clínica de urologia referência em Salvador, Bahia.