Cisto renal simples é benigno e não requer tratamento

O cisto renal simples é uma lesão benigna, que tem surgimento espontâneo. Ele não é um tipo de câncer e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, também não pode virar um câncer.

Um cisto é uma coleção de líquido ou semi-líquido dentro de uma membrana, formando uma espécie de bolsa ou saco. É como se fosse uma bolha cheia de líquido. Ele é um problema comum na população, principalmente nas pessoas mais velhas.

Estimativas acreditam que entre 30 a 50% das pessoas acima de 50 anos tenha um cisto renal. Em sua maioria dos casos, os cistos renais simples são assintomáticos e não fazem mal algum. Geralmente, são descobertos de maneira acidental por meio de um ultrassom ou tomografia computadorizada, solicitada por um motivo distinto.

Entendendo o cisto renal simples

O cisto renal simples é a forma mais comum de cisto no rim. Aproximadamente 85% das pessoas com cisto adquirido possuem o tipo simples. Eles podem aparecer isolados, múltiplos, uni ou bilateral.

Os cistos renais simples são aqueles preenchidos apenas por líquido e que apresentam uma forma arredondada e bem regular. Os sintomas são praticamente nulos. Dor lombar, hemorragias e infecções do cisto podem acontecer, mas são bastante incomuns.

Tratamento?

Como eles surgem naturalmente com a idade, não há uma indicação de tratamento para cistos renais simples. Apenas quando eles são muito grandes ou causam dor é que o urologista pode sugerir a  remoção cirúrgica do cisto – mas são casos pouco comuns.

Devo me preocupar?

Como dissemos anteriormente, o cisto renal simples é muito comum em pessoas acima de 50 anos. Porém, quando ele é encontrado em pacientes muito mais jovens, pode levantar suspeita de doença policística do rim em fase inicial e deve ser acompanhado.

Iniciando-se em adultos jovens, a doença policística renal é caracterizada por um aparecimento progressivo de dezenas de cistos durante toda a vida. Diferente do cisto renal simples, ela deve ser acompanhada por um nefrologista, pois há a possibilidade de resultar em uma insuficiência renal crônica.