Cistite, uretrite e pielonefrite são causadas pela mesma bactéria

Todo mundo já ouviu falar que a nossa flora intestinal é composta por um grupo de bactérias, que convivem em harmonia com o nosso corpo, não é mesmo? Uma dessas bactérias é a Escherichia coli, também conhecida como E. coli. Ela é um bacilo, ou seja, bactéria em forma de bastão e, na maioria das vezes, habita o nosso organismo sem causar qualquer doença.

Porém, a depender do sistema imunológico ou do local em que essa bactéria se encontra, você pode adquirir algumas infecções de leves a graves. No sistema urinário, a E. coli é responsável por algumas das infeções mais comuns, como cistite, uretrite e pielonefrite. Essas infecções costumam ser ainda mais comuns em mulheres.

Mas por que as bactérias do intestino causam uma infecção no trato urinário? A resposta é simples: elas entram em contato com o sistema urinário principalmente por meio de uma higienização incorreta após o uso do banheiro. Em se tratando de bebês, essa contaminação também pode acontecer no momento da troca de fraudas.

Hóspede em nosso corpo

Não tem para onde correr, a bactéria E. coli é uma hóspede do nosso organismo. Porém, na maioria das vezes ela não representa um problema. Os riscos vão depender do tipo de bactéria, da forma como ela entrou em contato com o nosso organismo e, claro, da situação em que se encontra o nosso sistema imunológico.

Além disso, o local do nosso corpo onde ela se encontra também pode ser um fator de risco. Apesar de ser normal no intestino, ela não é uma hóspede agradável ao sistema urinário e nem em nossa corrente sanguínea.

Falando em sistema urinário, a doença muda de nome a depender da estrutura que está infectada. Na uretra a infecção é chamada de uretrite, na bexiga ela recebe o nome de cistite e nos rins é conhecida como pielonefrite. Em nosso blog já fizemos artigos sobre essas infecções.

Medidas preventivas principalmente para mulheres:

– Ingestão de líquidos

-Eliminação da urina mais frequentemente (mulheres)

– Higienização da genitália feminina após evacuação e ou relação sexual.