Check-up urológico: jovens também devem fazer

Ao contrário do que muita gente imagina, o check-up urológico não é apenas recomendado para homens mais velhos, visando a detecção precoce do câncer de próstata. Os mais jovens, sobretudo quando estão na fase do planejamento do casamento e da geração de filhos, também devem fazer uma bateria de exames com dois objetivos principais: a análise da fertilidade e o rastreamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Vamos começar abordando a questão da fertilidade masculina, que pode ser verificada por meio de exames laboratoriais. Estes testes vão checar a capacidade de produção de espermatozoides e suas características, como a forma e a motilidade. Também é necessário analisar o estado de saúde geral do homem, avaliando-o fisicamente e investigando a presença de doenças, como possíveis infecções do trato urinário e dos testículos, por exemplo.

A indicação do check-up urológico tem de ocorrer em consultório médico, onde o paciente deverá ser questionado sobre o uso de medicamentos ou drogas ilícitas, além do padrão de consumo de bebidas alcoólicas. A explicação é simples: estes e outros fatores podem alterar a qualidade e a quantidade de espermatozoides, interferindo na fertilidade masculina.

Os testes de fertilidade

1. Espermograma

Este é o principal exame realizado para verificar a fertilidade masculina. O objetivo é avaliar as características do sêmen, como viscosidade, pH e cor, a forma e a quantidade de espermatozoides vivos por cada ml de esperma, além da motilidade e concentração. Assim, o espermograma é capaz de indicar se há produção adequada de espermatozoides e se aqueles produzidos são viáveis, ou seja, capazes de fecundar um óvulo. O material para a realização do exame é obtido no laboratório por meio da masturbação. A recomendação é não ter relações sexuais entre dois e quatro dias antes da coleta.

2. Dosagem hormonal

Os exames de sangue para a dosagem hormonal também servem para checar a fertilidade masculina, uma vez que hormônios como FSH estimula a produção de espermatozoides. A testosterona garante as características secundárias masculinas, como aumento da massa muscular e crescimento de pelos. Mas atenção: a avaliação da fertilidade não deve se basear apenas nos níveis hormonais.

3. Outros testes

a) Exame de fragmentação do DNA

Avalia de maneira indireta a integridade do material genético contido nos espermatozoides.

b) Exame de anticorpos contra os espermatozoides.

Avalia se há anticorpos produzidos pela mulher que atuam contra os espermatozoides, promovendo sua imobilização ou morte, por exemplo.

c) Ultrassom:

Também pode ser solicitado um ultrassom transretal para diagnóstico de fator obstrutivo que gera infertilidade.

O rastreamento de DST:

Engana-se quem imagina que o período anterior ao casamento deve ser ocupado apenas com os preparativos da festa, da lua-de-mel e da nova casa. Os cuidados pré-nupciais com a saúde do casal também são fundamentais. Por isso, alguns exames laboratoriais devem ser providenciados para garantir a formação de uma família saudável.

A maioria dos casais já tem vida sexual ativa antes do casamento, mas nem por isso os testes pré-nupciais saíram de moda. Afinal,  casamento é um projeto a dois, que costuma vir acompanhado do sonho de filhos e de uma longa vida juntos. Então, é importante fazer o check-up e incluir o rastreamento de DST.

Os casais devem se informar e receber orientações sobre o que pode causar cada uma das doenças transmitidas por via sexual, assim como as formas de prevenção e os sinais de alerta. Confira, a seguir, a lista dos principais exames para detecção de DST nos homens.

• HIV: Detecta o vírus da Aids, que danifica o sistema imunológico. O exame é feito a partir da coleta do sangue.
  • HBS (Hepatite B): Identifica este tipo de hepatite, transmitido por via sexual, que gera inflamação do fígado. Também é feito a partir da coleta de sangue.
  • Sorologia para Clamídia: DST causada por uma bactéria que pode danificar os órgãos reprodutores da mulher. Exame feito por coleta do sangue.
  • Sumário de Urina: Exame de urina para diagnosticar possíveis infecções urinárias.