Cálculo coraliforme é uma doença séria e necessita de tratamento adequado

A litíase urinária é a formação de cálculos (pedras) no interior da via excretora (pertencente ao rim). Eles são resultados do acúmulo de cristais existentes na urina. É um problema que pode ser assintomático ou provocar dores muito fortes.

Quando um cálculo renal ramificado se amolda aos contornos do sistema coletor, ocupando mais de uma porção do mesmo, ele é chamado de cálculo coraliforme. Esse é um problema que necessita de tratamento cirúrgico.

Quando um cálculo coraliforme não é tratado de maneira propícia ele pode provocar a destruição do rim afetado.

Principais tratamentos

Nefrolitotrípsia percutânea: é a forma mais recomendável de tratamento para a doença e tem uma taxa de 85% de cura. Ela é eficiente porque alia a melhor relação resultado/morbidade.

Combinação entre Litotrípsia extracorpórea e Cirurgia Percutânea: A abordagem primária é pela cirurgia percutânea. Se houver cálculos residuais pode ser abordado pela Ureteroscopia  e/ou Litotripsia Extracorpórea.

Cirurgia aberta: A cirurgia aberta apesar da taxa de sucesso elevada vem sendo largamente substituída pelas técnicas anteriormente descritas, já que são procedimentos resolutivos e de menor agressividade.

Compartilhe essa postagem!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Procurando atendimento urológico em Salvador?

Conheça a clínica de urologia referência em Salvador, Bahia.