É geralmente na puberdade que a maioria dos homens com curvatura peniana congênita percebe que possui o problema. Porém, muitos acreditam se tratar de uma tortuosidade normal até que, a depender do grau, essa curvatura começa a criar incômodos, principalmente durante a relação sexual.
Grande parte dos homens com o problema busca o consultório do urologista entre 15 e 25 anos. Após a identificação da curvatura peniana, através da analise de fotos, é possível dar o diagnóstico e estabelecer a conduta para cada caso.
Essa curvatura pode ser causada por uma uretra muito curta ou pela existência de um tecido mais espesso ao redor da uretra.
Conheça o tratamento
Diferente da doença de Peyronie, a curvatura peniana congênita não pode ser tratada com medicamentos, pois ela não surgiu de traumas ou infecções. Assim, a única solução para o problema é a cirurgia, colocando o pênis na posição correta e eliminando a tortuosidade.
Essa curvatura do pênis pode ser retificada por meio da seguinte técnica cirúrgica:
– Técnica Stage: é o tratamento mais eficiente, onde ocorrem pequenas incisões nos corpos cavernosos do pênis. Em seguida, o médico faz mini suturas para corrigir a tortuosidade, sem haver qualquer mudança no tamanho do pênis após o procedimento.