O rim dilatado, também chamado de hidronefrose, geralmente ocorre quando há alguma obstrução no ureter, que é um canal que conduz a urina dos rins até a bexiga. Portanto, a presença de um elemento obstruindo o ureter faz a urina ficar retida nos rins, causando a dilatação.
Diversos fatores colaboram na formação de obstruções. Os mais comuns são os cálculos renais, o aumento da próstata no caso dos homens, a presença de coágulos ou tumores e a má formação do sistema urinário. Na gestação, é comum o surgimento do rim dilatado porque o crescimento do feto no útero pode pressionar o sistema urinário e, assim, impedir a passagem de urina. Neste artigo, você vai saber mais e entender melhor a hidronefrose.
Confira os principais sintomas
Os sintomas do rim dilatado variam de acordo com a causa, a duração e a localização da obstrução. O sinal mais comum é a dor na região lombar, que pode irradiar para a virilha. Nos homens, a dor tem reflexos no testículo e nas mulheres, no grande lábio – nos dois casos, o desconforto ocorre no mesmo lado da obstrução. Confira os demais sintomas:
- Febre
- Calafrios
- Dor e dificuldade em urinar
- Diminuição do volume da urina
- Urina com sangue vermelho vivo ou urina cor de rosa
- Náusea e vômito
Na presença destes sintomas e em caso de suspeita de rim aumentado, é necessário procurar um médico imediatamente para iniciar o tratamento, que será definido de acordo com a causa da obstrução. Caso não seja tratado com agilidade, o rim aumentado pode levar a consequências como dano renal permanente, aumento no risco de infecções.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do rim dilatado é feito por qualquer médico, que geralmente solicita exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O tratamento para o problema dependerá da causa da obstrução. Se for cálculo ureteral, uma das origens mais comuns do rim dilatado, é necessária a endoscopia urinária para quebrar as pedras com laser.
Nos rins dilatados é frequente a utilização de antibiótico profilaxia para reduzir risco de infecções urinárias graves.