A varicocele é a dilatação dos vasos venosos testiculares do cordão espermático, responsáveis por drenar o sangue dos testículos. Cerca de 10% a 15% dos homens em geral apresentam o problema em algum momento da vida.
A dilatação desses vasos dificulta o retorno do sangue venoso, provocando uma disfunção testicular e ocasionando uma piora na qualidade do sêmen. A varicocele é uma das causas da infertilidade masculina. Porém, o problema não provoca impotência sexual.
Diferente das varizes, que aparecem geralmente em pessoas de mais idade, a varicocele também pode acometer crianças, apesar de serem casos mais raros. É uma doença geralmente congênita, que costuma aparecer mais a partir da adolescência.
Os primeiros sinais do problema é o aparecimento de um emaranhado de vasinhos parecidos com novelos de lã acima do testículo. Isso pode ser sentido ao palpar a região. Esse é um sinal de que começou a haver uma dilatação das veias.
Problema assintomático
A varicocele é um problema na maioria das vezes assintomático. Em alguns casos quando a dilatação é exuberante pode levar uma sensação de peso nos testículos. O que geralmente incomoda é o volume que aparece acima dos testículos.
Diagnóstico
O exame clínico é uma dos métodos mais importantes para o diagnóstico da doença. Ele é feito por um urologista com o paciente em pé, ajudando a ficar mais evidente o inchaço das veias.
O médico pode solicitar também uma ultrassonografia com doppler.
Quando é necessária a cirurgia?
Uma pergunta que muitos pacientes possuem é: há a necessidade de operar? O procedimento cirúrgico é indicado quando existe uma comprovação de que a varicocele está relacionada com a infertilidade do homem.
A cirurgia é bem simples. O cirurgião realiza dois pequenos cortes na região pubiana e faz a ligadura das veias varicosas ou opta-se pelo tratamento endovascular.
Os casos de recidivas da varicocele são baixos, não chegando nem a 10% dos pacientes que passaram pela cirurgia. Para diminuir as chances desse retorno, é sempre importante seguir as recomendações médicas e escolher uma equipe competente para realização do procedimento.